
O nascimento de um sonho: Veracidade surge em Santo André com uma proposta de impacto sociocultural
Um novo coletivo chega para semear a participação cidadã e transformar o cuidado em ação pública.
Muito se fala sobre a criação de um mundo melhor. É ainda bastante comum ouvirmos e repetirmos que a luta por essa realidade só acontece através do coletivo. E é verdade. Nas eleições municipais de 2024, Santo André revelou um cenário preocupante: muitos cidadãos escolheram seus candidatos com base apenas na simpatia pessoal, no dever de votar, sem buscar entender quem realmente representaria o melhor para a cidade ou o impacto real de seu voto. Isso escancara uma realidade alarmante: estamos diante de uma cidade vulnerável à desinformação e à ausência de investimento em comunicação pública de qualidade.
Foi olhando para esse cenário e escutando esse movimento que nasceu o Veracidade – um coletivo independente que quer olhar de forma atenta para o que (ainda) não está funcionando nas políticas públicas, sobretudo nas áreas de cultura, educação e na transparência e fiscalização dos poderes públicos.
Veracidade: o coletivo sustentado em informar, agir e transformar
Mais do que denunciar ausências, o Veracidade quer gerar presença: estar onde as decisões são tomadas, compreender como funcionam os espaços de poder, promover o diálogo e abrir caminhos para que mais pessoas possam participar da vida pública de forma crítica e sensível.
A vida política se traduz na vida humana, refletindo na qualidade de vida do cidadão. Mas o que se conta (ou se acredita) é que a vida política se resume às figuras eleitas que deveriam, por si só, trabalhar sozinhos pela cidade. Isso é uma falácia.
Atualmente, se faz necessária uma mídia independente, que possa atuar com liberdade e noticiar a verdade sobre a realidade local. Um meio que não seja sustentado pelos poderes públicos e/ou patrocinado por empresas que apoiam políticos eleitos, por exemplo. Informar a verdade, provocando o olhar atento do cidadão e levando-o até mesmo à mobilização social é o caminho para uma atuação democrática, plural e transformadora. Um caminho tênue, progressivo, de começo, meio e fim: informar o que se sabe, agir a partir do que não é feito e atuar, transformando a cidade a partir de mobilização social e criação de políticas públicas através de projetos sociais. Assim se traduziu o caminho da esperança, do fazer coletivo e do trabalho com propósito.
Cultura, educação e fiscalização: três lentes para uma cidade mais justa
Santo André é e sempre foi uma cidade criativa, mas muitos artistas e agentes culturais ainda lutam para acessar políticas públicas efetivas e democráticas. O Veracidade quer acompanhar de perto esses cenários, valorizar o fazer artístico da periferia ao centro, defender e lutar por uma política cultural que reconheça e financie a diversidade.
A cidade também possui uma vasta gama de escolas, sendo desses equipamentos, 120 municipais e 74 estaduais. E, mesmo com uma forte atuação na educação, o investimento na pasta carece de atenção. Além disso, observa-se o aprendizado que exclui a importância de falar de política, criando talvez cidadãos que demorem a criar consciência da necessidade de mudança a partir de sua participação. O coletivo quer provocar ações junto aos professores, formando cidadãos atuantes em seus grupos sociais, conscientes do poder do voto, da importância de exercer seu papel cidadão e, mais do que isso, sendo cada um o próprio agente transformador na cidade.
E, de nada adianta o trabalho do grupo sem o acompanhamento de dentro da Casa do Povo – o local onde os políticos decidem a vida do eleitor: a Câmara Municipal. É de extrema importância a proximidade do andreense para com os Poderes Públicos e, por isso, nosso grupo pretende traduzir o que está acontecendo nesses ambientes de forma simples, clara, como a política deveria ser tratada sempre.
Um convite para o sonho: vamos caminhar juntos?
O Veracidade não nasce pronto: ele nasce disponível. Para aprender, trocar, errar e fazer de novo, até acontecer. Somos parte de uma geração que não quer só votar de dois em dois anos, mas construir junto o tecido da cidade onde vive, tendo a certeza de que é possível viver bem e sentindo-se parte de algo maior.
Se você também acredita na política como cuidado, e na verdade como compromisso com o outro, vem com a gente. O coletivo Veracidade parte do princípio de que é uma semente — e talvez ela já esteja brotando aí, perto da sua rua.
Que a gente possa, juntos, fazer alguma diferença na sociedade, a partir do diálogo, de um viés plural e democrático, no esperançar e no fazer diário.